DA REDAÇÃO
Lideranças e empresários amapaenses reuniram-se na terça-feira (23), para discutir o desenvolvimento sustentável do Amapá, num workshop internacional organizado pelo Sesi e Senai.
Na ocasião, foram lançadas propostas e montados grupos de discussões que ajudem a desenvolver o estado. As sugestões serão sistematizadas e disponibilizadas pelo Sistema S para gestores, parlamentares e sociedade em geral.
“Temos que tirar os entraves, sair da inércia e fazer o estado crescer com as potencialidades que tem”, falou o senador Davi Alcolumbre, presente ao evento.
Para ele, o debate acontece em um momento oportuno, levando em consideração a crise que o Amapá ainda enfrenta. Ele citou como exemplo, o parcelamento de salários dos servidores.
“A dificuldade de pagamento integral dos servidores é reflexo da falta de capacidade de tornar o Amapá auto sustentável”, disse o senador.
Na presença de gestores públicos, representantes do Sistema S, pesquisadores e empresários, Davi falou também sobre o setor elétrico, destacando a dificuldade que existe para empresas que desejam se instalar no Amapá, mesmo após a interligação ao sistema nacional.
Outro ponto da fala do senador, foi a demora na implantação da Zona Franca Verde. “Há pouco mais de dois anos a presidência da República sancionou a lei que cria a ZFV e até agora não temos nada de concreto, mesmo tendo um potencial gigantesco na região conhecida como pólo industrial. É dessa inércia que precisamos sair”, reforçou.