Artista plástico expõe mistura de técnicas em galeria no Amapá

Primeiro dia de exposição terá intervenção artística com pinturas de corpos.
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

O excêntrico artista plástico amapaense Afrane Távora, de 38 anos, fará uma intervenção artística na sexta-feira (13), na galeria de artes da Arteamazon. A exposição seguirá aberta ao público até o dia 5 de maio, no Amapá Garden Shopping, na Rodovia JK. Távora traz em sua arte uma mistura de técnicas que lembram trabalhos como os de Picasso, Cândido Portinari e Ziraldo.

Afrane Távora contou que entrou para o mundo das artes plásticas estimulado pela professora Mariana Gonçalves, do curso de graduação em história, em 2011, na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Foi o ano em que pintou o primeiro painel que está na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, no Centro de Macapá.

Trabalhos misturam técnicas Foto: Divulgação

A partir dessa pintura, ele foi levado para a Guiana Francesa, onde participou do Dia Brasil, que é comemorado no mês de setembro naquele país.

“A partir desse momento que nasce o artista. Foi quando comecei como pintor. Está fazendo uns oito anos, mas, eu já vinha produzindo no meu curso de bacharel em história”, lembrou o artista.

Távora desenvolveu o estilo que ele chama de ‘Pop Arte’, onde há mistura de vários estilos. Ele classifica a técnica como ‘o tudo no todo’.

Estilo é chamado pelo artista de ‘Pop Arte’ Foto: Divulgação

“Um especialista em arte que for olhar meus desenhos e fazer uma análise mais profunda, vai ver que eu uso todos os estilos de ilustradores que já vieram antes, que eu absorvi durante a leitura, como Ziraldo, Picasso, Cândido Portinari. Eu só uso tudo o que já existe antes dentro de uma leitura apelativa e poética”, explicou o artista.

O artista é o 15º filho de uma grande família. Ele é amapaense e, antes de ingressar na Unifap, foi técnico em enfermagem e agente de endemias. Por meio desses trabalhos, contou que realizou várias atividades voluntárias na sua comunidade.

Trabalhos serão expostos até maio Foto: Divulgação

Na sexta-feira (13), ele vai mostrar algumas obras já prontas e fará uma intervenção artística, onde pintará o corpo de quem visitar a galeria.

“Vou fazer uma narrativa poética usando dessa ideia da iconografia tribal nas pessoas que estiverem disponíveis. Eu vou pintar a camisa das pessoas, o braço das pessoas. Vou pintar a parte que elas quiserem. Eu vou perguntar a ela o que ela gosta e vou narrar a história delas por meio das pinturas tribais”, finalizou o artista.

Artista ao lado de Gilberto Almeida Foto: Arquivo Pessoal

A galeria de artes Arteamazon fica no segundo piso do Shopping Amapá Garden, e a visitação será de 10h às 21h, de segunda a domingo.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!