CÁSSIA LIMA
O Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes) do Amapá registrou neste ano redução no índice de trotes telefônicos. Os dados mostram uma diminuição de quase 8% nas ligações falsas para os números 190 e 193.
Para o Ciodes, a queda nos trotes é resultado de um trabalho extenso do projeto ‘Alozinho’, que tem como foco crianças e adolescentes nas escolas. A ação conscientiza estudantes sobre os prejuízos causados pelo trote, além do custo para o Estado.
De acordo com os dados de 2016 até 2018, houve uma redução de 7,63% no número de trotes. O Ciodes informou que em 2017, 18% do total de ligações recebidas foram trotes.
“Estamos comendo os frutos de um trabalho longo. Mas já podemos perceber duas coisas: a primeira é que nossas crianças estão mais conscientes e que nosso trabalho está no caminho certo”, destacou o coordenador do projeto, capitão Evaldo Lopes.
Fazendo um comparativo de 2016 a 2017, a diminuição foi de 1%, mas, esse número representa uma taxa percentual de 5% abaixo da nacional, que é de 23%.
Em 2017, o Ciodes já orientou mais de 7 mil crianças nas visitas a 25 escolas na capital, além de instituições sociais e colégios privados e associações de bairros.