Amapá tem 7 cidades em situação de alerta para dengue, zika e chikungunya

Estudo de 2018 aponta que Macapá está em situação de alerta.
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (Liraa) mostra que sete municípios do Amapá estão em situação de alerta para dengue, zika e chigungunya. Desses, três estão em risco de surto das doenças.

O estudo de 2018 aponta que Macapá está em situação de alerta, com Índice de Infestação Predial (IIP) de 2,6. As demais cidades nessa margem são Serra do Navio (1,3), Pedra Branca (2,3) e Laranjal do Jari (2,6). Outo cidades estão em situação satisfatória.

Os municípios com risco de surto das doenças são Ferreira Gomes, com IIP de 4,3, Oiapoque, 4,9, e Porto Grande, com 5,2.

No Brasil, 1.153 municípios apresentaram um alto índice de infestaçãocom risco de surto para dengue, zika e chikungunya. O Ministério da Saúde alerta a necessidade de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mesmo durante o outono e inverno, em todo o país.

Além das cidades em situação de risco, o levantamento identificou 2.069 municípios em alerta, com o IIP entre 1% a 3,9% e 1.711 municípios com índices satisfatórios, inferiores a 1%.

O Liraa é um instrumento fundamental para o controle do vetor e das doenças (dengue, zika e chikungunya). Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, e realizar o planejamento das ações de combate e controle do mosquito.

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!