RODRIGO INDINHO
Na luta contra a prática de exploração da mão de obra infantil, o governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), realizou na manhã desta terça-feira (12), com apoio de servidores e órgãos ligados ao assunto, um apitaço em alusão ao Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta data.
A blitz educativa com apitaço aconteceu no cruzamento da Rua Cândido Mendes com a Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, no Centro de Macapá. O objetivo foi chamar a atenção da sociedade amapaense para a erradicação do trabalho infantil.
“É uma ação conjunta, onde pedimos o apoio da população, para que se preocupe com as crianças nas ruas, que ficam mais vulneráveis a abusos e violência. Então, temos que ir de braços dados e caminhando juntos. E que a população acione os órgãos competentes quando presenciar uma criança em situação de risco”, pediu a secretária Nazaré Farias.
Durante a blitz, foi feita a distribuição de cartilhas educativas e sacolinhas personalizadas para condutores de automóveis jogarem o seu lixo.
“Receber a orientação e esses materiais que servem para conscientizar a população é muito importante, a própria capa do ‘livrinho’ que recebi já diz ‘Criança deve Brincar, estudar e viver… trabalhar, só quando crescer’. Então a população tem que denunciar quando presenciar algum caso relacionado a esse tema polêmico”, falou a cuidadora de idosos Sandra Araújo.
A ideia é de que sempre que olhar a lixeirinha no carro, o motorista lembre de não incentivar o trabalho infantil quando for abordado por crianças que vendem todo tipo de produto na rua e, ao mesmo tempo, conscientizar os motoristas sobre a preservação do meio ambiente.