DA REDAÇÃO
A Polícia Federal anunciou nesta sexta-feira (13) que conseguiu encontrar uma criança haitiana sequestrada por um guianense contratado para atuar como “coiote”. O drama começou depois que a família pagou para que o homem transportasse a criança para o Brasil.
A criança foi resgatada na quinta-feira (12) na cidade de Oiapoque, município brasileiro na fronteira com a Guiana Francesa. A PF não divulgou em que circunstâncias o menino de sete anos foi encontrado.
A história drama começou quando o pai do menino, que está morando em Porto Alegre (RS), pagou para que um morador da Guiana Francesa levasse o menino para a Guiana Inglesa, onde outra pessoa se encarregaria de atravessar com o garoto para Oiapoque. Da fronteira, eles continuariam a viagem até a capital do Rio Grande do Sul.
No entanto, o morador da Guiana Francesa passou a exigir mais dinheiro para entregar o menino e teria feito ameaças à família. Uma operação de inteligência, em conjunto com autoridades do Suriname e das Guianas, resultou na localização do criminoso em Oiapoque.
O menino foi levado para a capital do Amapá, Macapá, onde se encontrará com o pai neste fim de semana. A PF informou que instaurou inquérito. O homem foi conduzido para prestar depoimento, será investigado por extorsão mediante sequestro.