ANDRÉ SILVA
Dois vídeos que viralizaram nas redes sociais neste fim de semana mostram a imprudência de motoqueiros e pedestres que arriscam a vida para atravessar a movimentada BR-210, na zona norte de Macapá.
Um mototaxista flagrou um outro motoqueiro atravessando a passarela destinada apenas a pedestres, em frente ao Bairro Brasil Novo. No vídeo, ele atravessa para o bairro Morada das Palmeiras, que fica do outro lado da passarela.
O borracheiro Lorham de Sousa dos Santos, 18 anos, que trabalha em frente ao local do flagrante, disse que foi a primeira vez que viu um motoqueiro usando a passarela. Contudo, ele relatou que já ouviu que, em outras passarelas na rodovia o fato se repete com mais frequência. “Dizem que isso acontece nas outras passarelas também e é todos os dias”, confirmou.
Na contramão, os pedestres têm ignorado a estrutura, que foi construída para garantir a segurança deles na travessia. O vídeo mostra eles se arriscando em meio aos carros, que transitam em alta velocidade.
A moradora do conjunto Cidade Macapaba, Maria José, 62 anos, confessa que evita o uso da passarela. Ela trabalha no Brasil Novo e todos os dias tem que fazer a travessia. “Tem que subir esse tanto de escada. Eu fico cansada. Não tenho medo de atravessar a BR porque só passo quando o carro está bem longe”, justificou a idosa.
A equipe do SELESNAFES.COM procurou a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo a instituição, o patrulhamento na área ocorre diariamente e avisou que caso um motorista seja flagrado, pode ser multado e ter o veículo retido.