ANDRÉ SILVA
Com trinta anos de história na cultura do Pará, o Arraial do Pavulagem será uma das atrações musicais na noite desta quinta-feira (26), no Estação Lunar, na Praia de Fazendinha, distrito de Macapa. A programação faz parte do Macapá Verão.
O grupo tem nove discos gravados, sendo que o último, com a faixa-título “Caeté Camará”, foi lançado em junho deste ano, é um DVD e um livro, com todas as músicas do grupo, resultado de pesquisas musicais iniciadas na década de 1980.
O Pavulagem já esteve outros anos em Macapá, quando emprestou seus talentos ao “Banzero de Fogo”, grupo que tem a mesma proposta, só que usando melodias genuinamente amapaenses.
Ronaldo Silva, um dos líderes da banda e coordenador do Instituto Pavulagem, afirmou que o trabalho tem dado o retorno a que se propôs.
“O retorno que a gente têm dado para os nossos parceiros é esse da inclusão para uma infinidade de jovens e crianças que aprendem a tocar no instituto”, considerou.
Além dele, o grupo é formado por Junior Soares, Rafel e Franklin, na percussão; Marcelo Fernandes, na guitarra; Fabrício Xavier, técnico de som; e Ruben Stanislau, no contrabaixo.
Círio
A banda, que também faz parte do instituto Pavulagem, desenvolve, todos os anos, uma oficina de percussão para crianças, jovens e adultos em Belém do Pará. A oficina antecede os arrastões que acontecem nos domingos juninos e de outubro, data do Círio de Nazaré, em Belém.
O cortejo começa no mês de junho e tradicionalmente é realizado durante quatro domingos, começando na Escadinha da Estação das Docas, seguindo pela avenida Presidente Vargas até chegar à Praça da República, no centro de Belém.