DA REDAÇÃO
A cobertura dos meios de comunicação sobre o tema do suicídio foi abordada durante o último dia do I Simpósio Sobre Prevenção de Suicídio, ocorrido na manhã desta quinta-feira (6), no anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), em Macapá.
O portal SELESNAFES.COM participou do evento como convidado, a pedido da organização. O editor Júlio Miragaia representou o site, compartilhando com os participantes as experiências sobre o assunto e a linha editorial.
O simpósio foi organizado pelo Ambulatório de Atenção à Crise Suicida (Ambacs), projeto de extensão da Unifap, e contou com a participação de estudantes e profissionais da área da saúde.
De acordo com a formanda em psicologia e expositora Luana Nunes, da Ambacs, o objetivo do espaço foi procurar identificar possíveis fatores dos quais a mídia possa influenciar no índice de suicídio. Ela explicou sobre as orientações apresentadas em manuais sobre mídia e suicídio, produzidos por entidades como a Organização Mundial de Saúde (OMS).
“A questão não seria não divulgar ou não divulgar, mas seria informar da forma correta. Sempre repassando meios e locais em que as pessoas podem buscar ajuda, que possam ser orientadas, sempre oferecendo esse viés”, destacou a acadêmica.
Júlio Miragaia avaliou de forma positiva o debate e parabenizou em nome do portal a iniciativa, que deve ter desdobramentos para melhorar a relação entre os profissionais que trabalham com o problema e o jornalismo amapaense.
“Tivemos um debate qualitativo aqui em recebemos orientações e compartilhamos nossas experiências ao longo de mais de 4 anos de produção jornalística no Estado. Esperamos que mais espaços como esse existam para avançarmos contra um problema tão grave e visto como tabu por parte da imprensa”, disse o jornalista.