ANDRÉ SILVA
Em 15 dias, a Escola Municipal Paraíso das Acácias, localizada no Bairro Muca, zona sul de Macapá, foi furtada três vezes. O mais recente crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (11). A direção da instituição calcula o sumiço de mais de 50 lâmpadas, ventiladores e até filtro de bebedouro.
Segundo a escola, o primeiro furto aconteceu na madrugada do dia 28 de agosto. Na ocasião, foram roubados um filtro de bebedouro e algumas lâmpadas. Numa segunda investida, cinco ventiladores e mais 26 lâmpadas foram levados.
Numa das ações, as câmeras de segurança da instituição flagraram o criminoso carregando dois ventilares.
Segundo o diretor da instituição, Marco Antonio Carvalho, não é a primeira vez que a escola passa por uma situação semelhante, mas, com a frequência que vem acontecendo, é a primeira vez. Ele falou que este ano conseguiu adquirir dez ventiladores para a escola, no intuito de diminuir o calor nas salas de aula.
“Até que se resolvesse a problemática da climatização, conseguimos esses dez ventiladores para amenizar o problema, e aí, lamentavelmente, acontece esse fato”, lamenta o diretor.
Por causa do calor, as crianças estão tendo que voltar mais cedo para casa, o que para o mecânico Edmar da Silva Xavier, de 32 anos, prejudica no aprendizado das crianças. Ele tem um filho que estuda na escola, e pede que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reveja a decisão de usar monitoramento eletrônico na escola ao invés de vigilantes.
“Fica complicado. As crianças chegam para estudar e precisam ser liberadas cedo por que alguém levou o ventilador e deixou as crianças sem água. Esse sistema de monitoramento não está resolvendo nada”, reclamou Xavier.
Por meio de nota, a Semed informou que está ciente dos fatos e já recebeu resposta positiva da Guarda Municipal, que estará encaminhando uma equipe para atuar na instituição até o final desta semana.
“As demais providências em relação ao material furtado também já estão sendo tomadas pela secretaria, para que a rotina da escola não seja afetada”, diz a nota.