RODRIGO INDINHO
Para celebrar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, alunos da Escola Estadual Padre Simão Corridori, do município de Santana, visitaram o Museu Sacaca, em Macapá, nesta sexta-feira (21). Eles participaram da abertura da 12ª Primavera dos Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).
De acordo com a professora Maria Saliana, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), em anos anteriores, a data era lembrada com programações na própria escola. Neste ano, por causa da coincidência com a abertura da programação do museu, foi organizada a visita com os alunos.
“Este ano está sendo diferente. Escolhemos o museu com o objetivo de promover a interação social e o aprendizado de forma lúdica para nossos alunos, fora da escola, além de comemorar a data num local onde muitos ainda não conheciam”, reforçou a professora.
Os alunos visitaram vários ambientes no museu. Acompanhado pela mãe, Edna Pinheiro, o pequeno Rodrigo Pinheiro, de 12 anos, que tem paralisia cerebral tetraplégica, gostou do passeio. A felicidade do garoto estava estampada no rosto.
“Nesse dia, destaco que ainda passamos por dificuldades, principalmente, com acessibilidade, mas, me sinto feliz em ver a emoção e o sorriso dele. Quando chegou aqui, quis logo passear, gostou do regatão, das casas, das árvores. Num modo geral, ele está amando o passeio e está achando tudo incrível”, falou a mãe.
A escola pretende realizar mais projetos como este ainda neste ano, segundo a professora. A temporada da 12ª Primavera dos Museus contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2.787 eventos em todo o Brasil, com o tema “Celebrando a Educação em Museus”.
A programação no Museu Sacaca segue até o dia 23 de setembro, nos turnos da manhã e tarde, no horário de 9h às 17h, com entrada franca.