As promessas dos amapaenses no Círio 2018

Romeiros percorreram Centro de Macapá com imagem de N.Sª de Nazaré
Compartilhamentos

ANDRÉ SILVA

Cerca de 150 mil pessoas acompanharam o Círio de Nazaré neste domingo (14), em Macapá. A estimativa é da Policia Militar e da coordenação do evento. Com réplicas de cruzes e casas, e até mesmo descalços, os fiéis marcaram presença nesta edição da maior festa religiosa do Amapá.

A missa que abriu a programação aconteceu na Igreja Nossa Senhora de Fátima, às 7h. A procissão saiu por volta das 9h e chegou até a Catedral de São José próximo das 11h.

Centenas de milhares percorreram as ruas do Centro no dia do Círio. Fotos: André Silva

O trecho mais longo da procissão, a Avenida Presidente Vargas, ficou tomada por devotos. Cruz, casa, embarcações ou os pés descalços, simbolizam a gratidão pelas bênçãos alcançadas.

Um dos agradecidos era Renan Alves Monteiro, de 24 anos. Ele disse que fez promessa à Virgem em um momento de desespero, durante o nascimento da filha que hoje tem 10 meses. O fiel carregou uma cruz de aproximadamente 30 quilos durante todo o percurso.

“Com os recursos públicos que temos e com esse poder público, só Deus mesmo. Eu tenho certeza que muitas pessoas que estão na maternidade ou no Pronto Socorro, têm o mesmo desespero que tivemos no nascimento da nossa filha”, disse agradecido o romeiro.

Amigos fazem trabalho voluntário de apoio aos romeiros

Mas entre tantas pessoas há aquelas também que decidiram, por meio do trabalho voluntário, demostrar o carinho pela santa servindo ao próximo. Como o caso de Charles da Silva, de 27 anos. Ele disse que no ano passado pesava 181 quilos. Hoje, estava distribuindo água para as pessoas da procissão e contou que, por causa do peso, quase perdeu o pé.

“Por causa do meu peso acabei quebrando o meu pé. O medico disse que a possibilidade era muito pequena de o ferimento se curar. Com muita força de vontade dada por ela e por Deus, fechei a boca e perdi 80 quilos em 10 meses. E estou aqui andando firme e forte”, contou o romeiro.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é carregada pelos fiéis

Os amigos Cássio Felipe Rosário, de 21 anos, e a irmã dele, Emili Silva do Rosário, de 24, há três anos distribuem água e refrigerante para os devotos.

“É um prazer poder ajudar. O Círio sempre precisa todo ano de pessoas que se doem e ajudem outras”, afirmou o jovem.

Segundo a PM, nenhuma ocorrência grave foi registrada durante a procissão.

Círio é maior ato religioso do Amapá

 

Centro da capital vira espaço para exercer a fé

 

Renan Monteiro agradeceu saúde da filha

 

Charles da Silva perdeu mais de 80 quilos em dez meses

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!