RODRIGO INDINHO
Um dia antes do Feriado de Finados, o movimento nos cemitérios de Macapá ficou intenso, principalmente por causa do comércio e pelo trabalho de parentes e funcionários organizando tudo para as homenagens desta sexta-feira (2).
O vendedor ambulante Jorge Luiz, de 47 anos (foto acima), trabalha há uma década na entrada do Cemitério de São José com a venda de flores, velas, vasos, bebidas e alimentos.
Ele acredita que as vendas serão melhores que no ano passado.
“Aqui tem de tudo um pouco para que as pessoas possam fazer suas homenagens. E se sentir aquela fome temos opções aqui também. Estou confiante que as vendas deste ano serão o dobro do ano passado e posso garantir aos clientes que aqui o que vendemos é de qualidade”, disse empolgado.
A funcionária pública Eliana Costa aproveitou o dia que antecede a data para deixar tudo organizado na sepultura de seu pai que faleceu há onze anos.
“Sempre venho um dia antes para evitar tumulto, poeira e para deixar a sepultura limpinha para que os outros parentes possam fazer as suas homenagens. No dia, prefiro rezar e fazer minhas homenagens na igreja. Sobre os preços, estão super acessíveis e recomendo”, comentou.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semdurh) fiscaliza as ações dos empreendedores em torno dos cemitérios de Macapá.
“Foram disponibilizadas 150 vagas para os empreendedores nos três cemitérios da capital. Vale ressaltar que o principal intuito da Semdurh é ordenar o ambiente para não trazer transtorno para o ir e vir das pessoas”, ponderou Saulo Trindade, diretor de fiscalização da Semdurh.