DA REDAÇÃO
A conclusão das obras que colocarão em funcionamento o novo Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre deve ocorrer até o fim do primeiro semestre. O novo prazo foi estabelecido pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) durante uma visita técnica da comitiva governamental às obras do terminal de passageiros e acesso viário, nesta quarta-feira, 16. Na ocasião, o governador do Estado, Waldez Góes, prometeu um projeto de urbanização para o entorno.
O novo aeroporto está com o terminal de passageiros e acesso viário 90% concluídos. A obra está orçada em R$ 163,2 milhões, recursos da Infraero e bancada federal.
As obras estão divididas em duas fases. A primeira, que está 90% concluída, contempla o Terminal de Passageiros e o acesso viário e deve ser finalizada e colocada em funcionamento até o fim do primeiro semestre de 2019. O empreendimento gera, atualmente, 608 postos de trabalho.
Depois da primeira etapa entregue, iniciará a segunda fase, na qual o aeroporto antigo será demolido para dar lugar às obras do pátio de aeronaves. Por sua vez, o pátio deve ser concluído em agosto de 2019, segundo a Infraero.
Estrutura
De acordo com a Infraero, no terminal de passageiros, serão 25 cabines de check in – 15 a mais que o atual. A instalação se assemelha a dos aeroportos mais modernos do mundo. A nova estrutura ampliará o número de pontos comerciais de 24 para 70, dentre lojas, restaurantes panorâmicos e outros. As vagas de estacionamento passarão de 178 para 780 vagas.
O pátio terá capacidade para 8 aeronaves de grande porte e 17 aeronaves de pequeno porte, além de três pontes de embarque, cumprindo os requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O novo aeroporto vai aumentar de 2 milhões para 5 milhões a capacidade de passageiros ao ano.
Fotos: Ascom/GEA