DA REDAÇÃO
Uma pesquisa censitária nos meios de hospedagens, coleta de dados do setor aéreo, setor gastronômico e público consumidor do município, vai avaliar o setor do Turismo na capital amapaense.
A finalidade do censo, que inicia nesta segunda-feira (28), é identificar, quantificar e levantar o potencial do segmento, além de avaliar sua infraestrutura, as condições em que os estabelecimentos se encontram. O estudo, referente ao ano de 2018, será feito pelo Instituto Municipal e a Federação de Turismo do Amapá.
O principal objetivo do Censo Turístico de Macapá 2018 é descrever as características, capacidade de atendimento, serviços e principais necessidades do setor turístico, para, posteriormente, ajudar na elaboração de políticas públicas com foco na elevação do fluxo e do gasto dos turistas neste destino indutor.
O censo já ocorreu em anos anteriores e demostrou que o gasto dos visitantes em 2017 gerou uma receita aproximada em R$ 50 milhões para a economia da capital amapaense.
Os recenseadores levantarão dados sobre as empresas que vão desde a capacidade dos hotéis, média de ocupação, até serviços oferecidos.
As pesquisas no setor são fundamentais para o processo de planejamento e efetiva aplicação do recurso público, além de apontar os campos da iniciativa privada, que carecem de investimentos e suas limitações no mercado.
A tabulação dos dados terá apoio técnico da Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo (ABBTur/AP). A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer dia 19 de fevereiro.
Foto: Ascom/PMM