Cerimônia marcará reabertura de Consulado Francês em Macapá

Retomada facilitará a relação transfronteiriça entre brasileiros e guianenses
Compartilhamentos

DA REDAÇÃO

Será reaberto, na próxima segunda-feira (29), em Macapá, o Consulado Francês. O evento contará com a presença do embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet, do presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM) e comitivas de autoridades amapaenses e francesas.

O espaço diplomático estava oficialmente fechado desde janeiro do ano passado e, após articulação de Alcolumbre (DEM) e do senador Randolfe Rodrigues (REDE), a agênia física voltará a funcionar na capital amapaense.

Ao presidente Davi, o embaixador da França no Brasil, Michel Miraillet confirmou a redução do valor do seguro automotivo, bem como a emissão dos vistos no estado em 90 dias após a reabertura da agência, com segurança biométrica.

A retomada facilitará a relação transfronteiriça entre brasileiros e guianenses para turismo, visitas, relações diplomáticas e de trabalho.

Com a interrupção dos serviços do consulado em 2018, os vistos passaram a ser emitidos pela embaixada em Brasília. A mudança gerou dificuldades que vão desde o deslocamento à capital federal, prazo para confecção da documentação (aproximadamente 35 dias) e os custos elevados que variam de 263 reais para o visto e 768 reais para o seguro automotivo.

A cerimônia de reabertura do Consulado Francês acontecerá na Rua Tiradentes, 93, no Centro de Macapá, a partir das 18h30. O evento será restrito a autoridades e imprensa, com presença confirmada do governador Waldez Góes; do vice, Jaime Nunes; do prefeito de Macapá, Clécio Luís; da prefeita de Oiapoque Maria Orlanda, e de parlamentares da bancada federal.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!