Indígenas decidem por exumação do corpo de cacique

Representantes das aldeias prestarão depoimento no MPF na quarta-feira (31)
Compartilhamentos

Da REDAÇÃO

Em assembleia nesta terça-feira (30), no posto Aramirã, região do município de Pedra Branca do Amapari, os índios Waiãpi decidiram, mesmo indo contra suas tradições, pela exumação do corpo do cacique Emyra Wajãpi. A liderança foi assassinada na última sexta-feira ( 26) e moradores de sua aldeia relatam que os autores do crime foram garimpeiros armados. 

Cacique Emyra Wajãpi foi morto durante o fim de semana. Foto: reprodução

O objetivo da exumação é que a morte seja esclarecida, uma vez que as buscas realizadas por uma força-tarefa formada pela Funai e por forças policiais não encontrou suspeitos na região. 

Senador Randolfe Rodrigues visitou comunidade Waiãpi: povo está assustado. Foto: assessoria do senador Randolfe/divulgação

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) esteve em Aramirã durante a manhã e relatou que encontrou os indígenas assustados com os últimos acontecimentos.

“Eles reafirmam que estão sob ameaça, que ainda tem invasores no local e que precisam de apoio”, disse o senador Randolfe que retorna ainda hoje para Macapá.

Indígenas fizeram assembleia no posto Aramirã. Foto: divulgação

Na quarta-feira (31), representantes indígenas prestarão depoimento no Ministério Público Federal. Entre as reivindicações apresentadas pelas aldeias está a presença do Exército para garantir a segurança no local.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!