Ladrões “depenam” central de esgoto do Macapaba

Sem vigilância, ladrões já levaram lâmpadas, janelas, vasos e agora até a bateria e óleo diesel do gerador
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A central de tratamento de esgoto do residencial Macapaba, na zona norte de Macapá, foi arrombada mais uma vez por ladrões, desta vez na madrugada do último sábado (14). Os furtos da bateria e de uma bomba injetora afetarão o tratamento dos resíduos antes de serem despejados na área de ressaca atrás do conjunto. Sem esses dois componentes, o sistema não vai funcionar quando houver falta de energia.

Os criminosos arrombaram a porta do gerador que aciona os “assopradores”. Esse conjunto é formado por 12 reatores aeróbicos que são abastecidos com oxigênio. Sem o oxigênio, a bactérias aeróbicas morrem. São elas que quebram as partículas do esgoto, permitindo que os resíduos não cheguem in natura ao lago.

Além da bateria, os ladrões levaram um acionador e cerca de 200 litros de óleo diesel. A estrutura é administrada pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).

Porta foi arrombada sem problemas

Estação vem sendo “depenada”

Todas as janelas já foram levadas

Não é a primeira vez que a estação é alvo de ladrões. Portas e janelas de alumínio, bancada de granito, todas as lâmpadas e até vaso sanitário foram furtados. Não há vigilância no local.

O sistema de tratamento de esgoto foi inaugurado pelo governo do Estado em novembro de 2016 depois de várias decisões proferidas pelo juiz federal João Bosco Soares.

Procurado pelo Portal SelesNafes.Com, o presidente da Caesa, Valdinei Amanajás, não deu retorno.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!