Da REDAÇÃO
Os senadores aprovaram, na noite desta terça (22), o texto principal da reforma da previdência enviada pelo governo. A sessão ainda não havia acabado, por volta das 20h40min, porque ainda seria necessário votar os destaques apontados pelas bancadas.
Foram 60 votos a 19. Depois da votação dos destaques, que são alterações propostas pelos partidos, a matéria será promulgada pelo presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), que comandou a votação e foi um dos principais articuladores da PEC 6/2019.
A votação ocorreu horas depois da aprovação na CCJ do relatório do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), onde ocorreram alterações de redação, sem modificar a essência da proposta.
“Agradeço a presença do ministro Paulo Guedes, que vem ao Plenário do Senado Federal, em sinal de respeito e reconhecimento a esta Casa, que mostra maturidade política e responsabilidade ao entregar aos brasileiros a maior reforma da nossa história”, avaliou Davi.
“Todos os senadores e senadoras se envolveram pessoalmente na discussão da matéria. Mostraram para o parlamento e para o Brasil as suas opiniões e pontos de vista, e aperfeiçoaram a matéria, corrigindo alguns equívocos e fazendo justiça social com aqueles que mais precisam de todos nós”, acrescentou o presidente do Senado.
A proposta já foi aprovada em dois turnos pela Câmara. Enquanto isso, a matéria já era analisada pelo Senado em uma comissão instituída pelo presidente Davi Alcolumbre para dar celeridade. Por isso, a PEC tramitou por apenas 75 dias no Senado.