Por SELES NAFES
A Polícia Civil do Amapá aguarda os resultados das análises de laboratório que irão determinar se os postos de combustíveis interditados durante a Operação Cibus estavam comercializando gasolina adulterada. Três foram fechados durante uma operação de fiscalização que alcançou cerca de 50 postos em seis municípios, incluindo Macapá, Santana e Laranjal do Jari, os três mais populosos.
“Será possível saber a qualidade do combustível e se estão adulterando. Os exames estão sendo realizados por um laboratório credenciado pela Agência Nacional de Petróleo”, explicou a delegada Janeci Monteiro.
Ainda não é possível saber quando os resultados serão divulgados pela ANP.
“A comercialização de derivado de petróleo em desacordo com a legislação é crime previsto na lei 8.176/91. Em virtude do crime aí existente será instaurado inquérito policial e indiciamento do proprietário do posto”, acrescentou.
A Operação Cibus, combustível em latim, durou cinco dias e terminou na última sexta-feira (22) com participação da Polícia Civil, Procon e ANP. Seis postos autuados e três interditados.
SEPE TIARAJU: 3 bombas interditadas
Endereço: Rodovia AP 020, s/n, esquina com Linha C, Macapá
SEPE TIARAJU: 1 bomba interditada
Endereço: Rua Setentrional, s/n, esquina com Beira Rio, Araxá, Macapá
POSTO BOA VIAGEM: 1 bomba interditada
Endereço: Rodovia Duca Serra, s/n, lote 2, Km 12, Macapá
As equipes encontraram vários casos de bombas que entregavam menos combustível do que o comprado pelos motoristas. Em amostras de 20 litros, a diferença chegou a menos 1,7 litro.