Convocadas no Amapá Jovem, irmãs falam em ajudar a mãe e estudar

Aula inaugural ocorreu nesta quarta-feira (18), no Teatro das Bacabeiras. Foto: Rodrigo Índio/SN
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

Duas irmãs com histórias diferentes, mas com o mesmo propósito: crescer na vida e ajudar a mãe, Jorgeana Barata, no sustento da casa. Polyane Paloma, de 21 anos, e Larriza Thaiza, de 26 anos, moram com a mãe, duas irmãs e duas crianças [filhas de Larriza] numa casa alugada no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá.

As duas fazem parte dos mais de 1,1 mil jovens convocados para a aula inaugural da 5ª chamada do programa Amapá Jovem, em Macapá, que ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), no Teatro das Bacabeiras, no Centro. Como a maioria das famílias chefiadas por mulheres, a das irmãs sobrevive com a renda do trabalho autônomo da mãe.

Aula inaugural levou milhares de jovens ao Teatro das Bacabeiras. Fotos: Rodrigo Índio/SN

Polyane Paloma, está prestes a se formar no curso técnico subsequente em química, no Instituto Federal do Amapá (Ifap) e a retomar à faculdade de enfermagem. Confiante, ela diz que entrou no programa com dois objetivos.

“É a melhor chance que estamos tendo para ajudar nossa família e a nós mesmos. O valor que eu receber aqui vou ajudar minha mãe com as despesas, o que vim atrás foi de aprendizado e experiência para ter uma boa profissão e ajudá-la ainda mais pelo que ela fez e faz por nós”, garantiu.

Polyane Paloma: objetivo é aprender e ajudar a família

Já Larriza Thaiza está grávida do terceiro filho e precisou priorizar os cuidados com as crianças, ao invés da carreira profissional. Agora ela pretende buscar a devida capacitação para recuperar o tempo perdido.

“A gente vai aprendendo com a vida, e quero através do programa buscar conhecimento para ser alguém com um futuro promissor. Nunca é tarde para corrermos atrás daquilo que sonhamos, e quero me aperfeiçoar pra ajudar meus filhos e minha mãe”, esperançou-se.

Nas primeiras horas da manhã, antes da cerimônia da aula inaugural, onde foi feita a assinatura da carta de apresentação do polo de atuação aos novos bolsistas, uma multidão se aglomerou na entrada do teatro.

Jovens fazem fila para aula inaugural

Natália Ferreira Barroso, de 21 anos, estava com a pequena Maria Helena, de 4 meses. Elas enfrentaram uma enorme fila no sol para ter acesso ao evento, mas a jovem mãe disse estar esperançosa com a oportunidade.

“Tá ruim ficar na fila nesse sol e no meio da confusão mas vamos lá né, queremos tentar melhorar de vida e pra isso é necessário certos sacrifícios. Espero que venha beneficiar não só a mim, mas a todos os jovens”, disse.

Natália Ferreira Barroso: apesar do sacrifício, otimismo com a oportunidade

Além da programação em Macapá, que ocorreu pela manhã, à tarde acontece a aula inaugural no município de Santana e na quinta-feira (19) em Mazagão, totalizando mais de 2 mil jovens atendidos nessa etapa. A meta é atingir cerca de 20 mil jovens em todo o Amapá.

Amapá Jovem

O programa visa a inclusão e qualificação de jovens de 15 a 29 anos. Além da bolsa no valor de R$ 120, os jovens têm acesso a cursos profissionalizantes, oficinas de arte e cultura, aulas de cidadania e atividades pedagógicas e esportivas.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!