Check-up do ICCA: Médico afirma que jovens estão se cuidando mais que idosos

O cardiologista Marcos explica como funciona uma UTI, e porque as infecções e não os traumas são responsáveis pela maior parte das internações
Compartilhamentos

INFORMATIVO ICCA

Em questão de minutos, uma virose pode evoluir para uma infecção grave que pode levar o paciente, principalmente se for idoso, para uma UTI. Ao contrário do que muita gente imagina, não são os traumas os responsáveis pela maior parte das internações em unidades de tratamento intensivo, como explica o médico Marcos Santos, diretor do Instituto Cristão de Cardiologia do Amapá (ICCA).

Apesar de 50% das mortes serem causadas por doenças do coração e AVCs, são as infecções as campeãs de internação nas UTIs.

O Portal SelesNafes.Com conversou sobre UTI com o cardiologista Marcos Santos, que estará na equipe de check-up deste sábado (28). Além de cardiologistas, estarão no check-up profissionais de dermatologia, ginecologia, fisioterapia, fono, oftalmologia, endocrinologia, ortopedia, entre outros. 

(Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033)

Idosos ocupam a maior parte dos leitos em UTIs. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

O que tem a ver UTI com check-up?

Tudo. A maioria das pessoas não morre pela rua, elas não ficam pela rua. Elas normalmente adoecem, vão para os hospitais e muitas vezes para a UTI. É uma realidade no Brasil. Em todas as cidades as UTIs estão sempre lotadas, especialmente de idosos.

Aqui no Amapá também enfrentamos a pouca oferta de leitos em UTI…

Sim. Há muitos anos que está assim. Hoje somos 800 mil habitantes, mas praticamente não houve aumento do número de leitos.

Descreva o papel de uma UTI

É onde estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e fisioterapeutas 24 horas. Tem sempre alguém medindo sua oxigenação no sangue, medindo a sua pressão, olhando a sua respiração e olhando a sua consciência, medindo a evolução nos próximos minutos, horas. Isso é importante porque alguns quadros evoluem em minutos.

São os traumas que levam as pessoas para a UTI?

Não. Mais de 60% são infecções graves, especialmente em idosos. Em segundo lugar vem as doenças cardiovasculares. Os traumas não chegam a 10% das causas de internação em UTI.

Cardiologista Marcos Santos: 50% das mortes são causadas por doenças do coração e AVCs. Foto: Seles Nafes

Quais são as infecções que mais atingem os idosos a pontar de levá-los para a UTI?

Principalmente decorrentes das viroses sazonais, como o vírus da gripe e o H1N1. Pessoas que estão institucionalizadas (dependem do Estado) acabam piorando o quadro respiratório. As vezes a virosa evolui para uma infecção de forma rápida e drástica. As vezes o idoso está em casa com a família e começa a ter uma febre. Então um parente dá um antitérmico quando a situação já pode ser de uma infecção. Como ele está com o quadro imunológico debilitado, a infecção cresce rapidamente. Já vi idoso evoluir de normal para choque céptico em menos de 30 minutos.

O que é o choque céptico?

É o grau final da infecção. Quando é preciso correr para a UTI…

Como o check-up pode ajudar?

E é preciso conferir como está o sistema de defesa. Então aqui o nutricionista muda a alimentação dele, faz reposição de vitaminas, eletrolíticos, ômega 3, e melhorar o sistema imunológico. Na maioria das vezes a gente também encaminha para a vacina. Com esses cuidados o idoso vai responder até melhor que um jovem diante de uma virose.

Na UTI, médicos verificam sinais do paciente a todo instante

Sobre a segunda causa de internação em UTI, que é o infarto e o AVC, como o check-up pode evitar isso?

Por exemplo: com um dopler nas carótidas é possível ver a parede as artérias. A gente introduz uma medicação que transformar as placas moles, que ajudam a ter o AVC, em placas duras que não quebram com facilidade, impedindo a evolução. É um exame necessário a partir dos 50 anos, e fazemos tudo isso no check-up.

Tem muita gente no Amapá morrendo do coração?

51% das causas de mortes são as doenças cardiovasculares e o AVC.

Além do dopler das carótidas, quais outros exames são bem eficiente para prevenir?

O teste ergométrico tem 80% de eficiência, é um exame de triagem com resultado na hora. Mas existem outros, como o ecocardiograma, cateterismo… as vezes o paciente só descobre no consultório que tem um problema.

(Agende seu check-up no ICCA: 3224-3317 e 99144-0033)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!