O vereador Acácio Favacho (PMDB) foi empossado na tarde desta quinta-feira, 1º, para mais dois anos de mandato como presidente da Câmara Municipal de Macapá. É o segundo mandato consecutivo.
Favacho foi reconduzido por unanimidade após uma série de mudanças no legislativo municipal, a começar pela sede que foi revitalizada. As comissões permanentes da casa ganharam espaço e infraestrutura para trabalhar.
As sessões são transmitidas ao vivo pela televisão e no fim de 2014, após uma intensa articulação, o presidente garantiu o apoio necessário para que a prefeitura tivesse aprovado o novo Código Tributário da capital. “Neste novo ano é continuar fazendo isso com os demais vereadores, independentemente da bandeira partidária de cada um”, resumiu o presidente. O vice-presidente continua sendo Diego Duarte (PP).
As eleições deste ano foram estaduais, mas produziram mudanças na configuração da Câmara. Alguns vereadores foram eleitos deputados estaduais, como foi o caso de Augusto Aguiar (Psol) e Edna Auzier (Pros).
Augusto Aguiar já tinha renunciado ao mandato de vereador no fim do ano dando lugar a Jean do Nae (PMDB). Nesta quinta foi a vez de Edna Auzier, que será empossada como deputada no dia 1º de fevereiro. No lugar dela assumiu Aldrin Torrinha (Pros), que já tinha sido vereador.
O vereador Jaime Perez (PRB), também eleito deputado estadual, ainda não anunciou quando fará a renúncia. Ele tem até o dia 31 de janeiro para fazer isso. No lugar dele assumirá Auciney Maciel (PTB).