Um desentendimento familiar na tarde desta quinta-feira (12), terminou com o sobrinho sendo morto a facadas pelo próprio tio. O homicídio ocorreu na comunidade de São Tomé do Macacoari, distrito do município de Itaubal, a 110 km de Macapá.
De acordo com o tenente Oliveira, do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), a PM recebeu informações sobre o caso pouco antes de 18h.
A PM apurou que ambos moravam no mesmo terreno onde ocorreu a morte e que tio e sobrinho foram criados juntos, como irmãos. A vítima foi morta com uma facada nas costas e outra no pescoço.
O autor do crime foi identificado como João dos Santos Borges, de idade não revelada. Já a vítima fatal é Neris Borges Correa, de 30 anos.
Ainda não há certeza sobre as circunstâncias que levaram ao assassinato, mas sabe-se que Neris era o dono terreno, de onde tirava e vendia açaí. João era atravessador do produto. Por isto, provavelmente a discussão que antecedeu o crime pode ter ocorrido em torno dos negócios que mantinham juntos.
Após matar o sobrinho, João dos Santos Borges fugiu pelo rio em uma rabeta (pequena embarcação com motor de popa). Ele estaria ferido em uma das pernas. Segundo a polícia, parentes da vítima suspeitam que o acusado disparou na própria perna, para tentar simular uma reação de legítima defesa.
A polícia acredita que o criminoso tenha fugido na direção da região da Pedreira, onde ele pode se esconder em várias localidades. Na manhã desta sexta-feira (13), as buscas continuavam.
Foto de capa: Jonas Banhos