Por SELES NAFES
A direção da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal do governo federal, confirmou ao senador Randolfe Rodrigues (Rede) nesta quarta-feira (25) que vai colocar à disposição do governo do Estado o Hospital Universitário do Amapá.
A informação foi repassada ao senador no fim da manhã pelo presidente da Ebserh, o general Oswaldo Ferreira. No último dia 16, Randolfe enviou ofício ao general pedindo a abertura imediata do HU diante da pandemia do novo coronavírus.
“Desde ontem o reitor (da Unifap) está orientado a ver com o governo do Estado quais são as necessidades e demandas para mobilizar o espaço. Não vai ser possível antecipar a inauguração, mas a estrutura estará à disposição”, explicou ao Portal SN o senador Randolfe Rodrigues.
“Já liguei para o governador, e como estão sendo liberadas as emendas vamos disponibilizar recursos para a HU com urgência”, adiantou o parlamentar, referindo-se ao aparelhamento da unidade.
Nas próximas horas, segundo Randolfe Rodrigues, a ideia é que haja um encontro entre a reitoria da Unifap, o governador e bancada federal para discutir as tratativas para usar o HU para possível atendimento a pessoas infectadas pelo coronavírus.
O Hospital Universitário do Amapá foi construído na zona sul de Macapá com emendas parlamentares, e está sendo preparado para ter 300 leitos, sendo 60 de UTI.