Por OLHO DE BOTO
Um agente penitenciário do Estado foi preso na madrugada deste sábado (11), por volta de 3h30, em Macapá, depois de se envolver em uma briga, perseguir o desafeto, dirigir embriagado, atacar policiais militares e danificar duas viaturas.
Conforme informações repassadas pelo tenente Ivanildo Albuquerque, do 2º Batalhão da PM, depois de se envolver em uma briga no Conjunto Laurindo Banha, no bairro Buritizal, zona sul de Macapá, o agente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Tiago Ramon, de 34 anos, teria seguido o oponente da luta corporal até a casa dele, no bairro Novo Horizonte, do outro lado da cidade.
No caminho, o desafeto acionou a PM e informou que estava sendo seguido. Os militares chegaram junto com o denunciante na casa dele e logo perceberam que o agente estava, no seu carro, um Gol, às espreitas.
Ao tentar realizar a abordagem, os policiais teriam sido atacados pelo o agente, que se recusou a obedecer às ordens dos militares. Na tentativa de fugir, ele acelerou o veículo contra os colegas de segurança pública. Na confusão, causou danos a duas viaturas. Os policiais tiveram que atirar nos pneus do Gol para evitar a fuga. Ele acabou sendo dominado e preso.
“Ele atingiu com seu carro duas viaturas, esboçou pegar a arma, mas viu que estava cercado e desistiu, não chegou a sacar. Poderia ter ocorrido o pior se as equipes não chegam para frustrar a ação do agente, que estava estacionado próximo à casa da vítima”, comentou o tenente Ivanildo.
O homem que acionou a polícia, contou que havia brigado com o agente para evitar que ele fosse até seu carro e pagasse sua arma de fogo, o que resultou em lesões em ambos.
Segundo o apurado pela polícia, o agente possui duas armas de fogo particulares, mas estava de folga andando com a arma pertencente à instituição, uma pistola que foi apresentada à Polícia Civil, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) do bairro Pacoval.
Antes de ser entregue à PC, Tiago Ramon foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Novo Horizonte para atendimento médico. Ele foi apresentado pelos crimes de embriaguez ao volante, direção perigosa, resistência, ameaça, dano ao patrimônio público, e lesão corporal e tentativa de homicídio.