Nota do EDITOR
A exemplo de Macapá, o Portal SelesNafes.Com também fará uma enquete com os pré-candidatos a prefeito na cidade de Santana, a 17 km de Macapá, sobre as medidas tomadas até agora para conter a transmissão do novo coronavírus.
Sebastião Bala Rocha (PSDB), Josenildo Abrantes (PDT), Rarison Santiago (PL), Ofirney Sadala (PHS), Professor Serginho, Isabel Nogueira (PT) e Dilson Borges (MDB) confirmaram participação em vídeo com duração de até 3 minutos.
Em Santana, até ontem (15), duas pessoas morreram pela doença, e existiam 45 casos confirmados de covid-19.
A cidade, com pouco mais de 100 mil habitantes, já vinha enfrentando uma recessão por conta da paralisação do setor mineral, e se viu obrigada a suspender a maior parte de suas atividades econômicas por causa dos decretos para reduzir a circulação de pessoas.
Por enquanto, apesar da pandemia, o calendário eleitoral está mantido, assim como a votação no dia 4 de outubro.
Em Macapá, todos os pré-candidatos analisaram a situação. Alguns criticaram os decretos, como o pastor Guaracy Júnior (PSL), e outros elogiaram, ao mesmo tempo em que pediram a reabertura parcial do comércio, como foi o caso do deputado estadual Antônio Furlan (Cidadania).
Josiel Alcolumbre (DEM) pediu que os empresários sejam compreendidos, Capiberibe (PSB) pediu mais transparência com os recursos usados na pandemia, e Paulo Lemos (Psol) defendeu o isolamento, a mesma postura de Gianfranco (PSTU). Rubem Bemerguy (Rede) falou em intervenção federal na rede de saúde.
A enquete com os pré-candidatos de Santana começa a ser publicada no próximo domingo (19).