A Polícia Militar contabiliza bons resultados da mega operação que ocorreu no fim de semana. Mais de 300 policiais trabalharam nos dias 9, 10 e 11 nos municípios de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari e Oiapoque. Só em Macapá, segundo relatório do Comando Geral da PM, houve redução de 50% nos índices de criminalidade. Uma estratégia parecida já está sendo montada para o período de carnaval.
De acordo com relatório da PM, 350 policiais trabalharam nos cinco municípios. Ao todo, 690 pessoas foram abordadas, 607 veículos e 88 bares e restaurantes foram fiscalizados. Desse total 56 bares foram fechados, 13 veículos apreendidos e 20 pessoas foram conduzidas a delegacia por embriaguez ao volante.
De acordo com o Comando da PM a operação vai acontecer uma vez por mês com a participação de policiais do administrativo. “Temos que baixar esses índices de criminalidade. A população precisa confiar na PM. E isso se faz com um trabalho sério e conjunto. Colocamos policiais do administrativo nas ruas. Isso não pode ser feito sempre, mas é o estopim para uma nova segurança pública”, garantiu o comandante geral, coronel Carlos Souza.
As equipes atuaram em pontos estratégicos dos bairros. Segundo a PM, a operação deve ser repetida no período de carnaval, mas com adequações. “Vamos usar o efetivo normal mais o administrativo para o carnaval. Entretanto, vamos focar a educação no trânsito e a necessidade dos brincantes voltarem pra casa de táxi depois de ingerirem bebida alcoólica”, destacou o coronel.
Ações como esta serão constantes no Estado, segundo o Comando. A ideia é que essa grande operação seja realizada sempre no fim de semana após o pagamento dos servidores públicos, período em que foi identificado maior incidência de roubos e outros crimes.