No Samu, funcionário gripado testa negativo; outro sem sintomas, testa positivo

Testagem rápida ocorreu na sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, na zona sul de Macapá.
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

Na testagem realizada com os funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na tarde desta quinta-feira (23), um dos profissionais testou positivo para o novo coronavírus. Outro funcionário, gripado e com sintomas há dois dias, teve resultado negativo para a doença.

No total, 38 testes foram aplicados com somente esse caso confirmado. A testagem foi aplicada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e é parte do protocolo de segurança para os trabalhadores que estão na linha de frente de combate à covid-19.

38 testes foram aplicados com somente um caso confirmado. Fotos: Marco Antônio P. Costa

O paciente que teve reação positiva para os anticorpos do novo coronavírus tem 41 anos e não apresentava nenhum sintoma da doença. Após o diagnóstico, feito com testes rápidos, que dão resultado em 15 minutos, o trabalhador recebeu orientações das equipes de saúde e foi licenciado do trabalho para iniciar o processo de isolamento domiciliar.

A gerente do Centro de Informações de Vigilância em Saúde (Cievis/SVS), a médica Maylin Rodriguez, explicou sobre o resultado positivo apesar do funcionário ser assintomático.

Diagnósticos obtidos com testes rápidos …

… saem em apenas 15 minutos

“Vários fatores podem levar a isso. A carga viral baixa, os antecedentendes de saúde do paciente, se ele tem ou não comorbidades, o grau de exposição que ele teve ao vírus, por isso que há muitos pacientes que estão com o vírus e podem transmiti-lo, sem apresentar os sintomas. Todos devem tomar cuidados”, recomendou a médica.

Alívio

Alívio é a palavra que resume Cleberson de Souza, de 36 anos. Há dois dias gripado, com sintomas de leves para médios, o funcionário da regulação falou sobre a angústia que sentia.

Cleberson de Souza: “estou aliviado ao saber que deu não reagente”

“Estava preocupado, há dois ou três dias com sintoma, acho que todo mundo fica, né? Agora sei que é gripe normal. Estava com receio e agora, com certeza, estou aliviado ao saber que deu não reagente. Aqui [no Samu], temos contato com outras equipes, então poderia ter acontecido, e tenho uma mãe de 65 anos, o que mais me preocupava”, declarou o funcionário.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!