Estudantes de medicina impedidos de sair da Bolívia voltam ao Amapá

Estudantes percorreram 827 km até o Brasil, onde apanharam um avião para o Amapá
Compartilhamentos

Um grupo de 9 estudantes amapaenses de medicina desembarca hoje (6) no Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, em Macapá, depois de duas semanas tentando retornar para casa no meio da pandemia do novo coronavírus.

Os amapaenses não conseguiam retornar por causa do fechamento da fronteira com o Brasil. Eles deixaram a Bolívia no dia 26 de abril depois de receberem o “termo de exceção” do governo da Bolívia solicitado pelo Consulado do Brasil.  

Foram 827 km de ônibus de Santa Cruz de La Sierra a Puerto Quijarro, onde eles atravessaram a fronteira e subiram em outro ônibus até Corumbá (MS).

As despesas com hotel e passagens aéreas foram pagas pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) depois que os pais dos estudantes pediram auxílio do Legislativo. O desembarque em Macapá está previsto para as 13h45min.

“Eles (os pais) vieram até nós e nos falaram da situação de cada um deles; e compreendemos que se trata de questão de humanidade; tomamos conhecimento do planejamento feito pelo consulado para a repatriação de brasileiros que estavam na Bolívia, nós aproveitamos parte da logística disponibilizada pelo Itamaraty e garantimos aos amapaenses, hospedagem e passagens para cada um deles, que em breve estarão com os seus familiares”, explicou o presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (PL).

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!