Rodízio de placas terá multas durante lockdown no Amapá; entenda

Multa será de R$ 130,16
Compartilhamentos

Por RODRIGO ÍNDIO

A cidade de Macapá terá rodízio de veículos pelo final do número das placas a partir da próxima terça-feira (19). A informação foi repassada hoje (15) pelo prefeito Clécio Luís (Rede) ao anunciar o lockdown na capital do Amapá.

O objetivo é diminuir a circulação das pessoas contra a propagação do coronavírus. A ação terá duração de 10 dias.

O medida ocorrerá de maneira bem simples. Nos dias pares só poderão rodar veículos de placas com o final par. Já nos dias ímpares só poderão rodar veículos com placas do final ímpar. Barreiras serão montadas todos os dias.

A medida não vale para profissionais que atuem nos serviços essenciais, como agentes de saúde e segurança pública que estejam indo ou retornando do trabalho.

Hoje durante anúncio do lockdown. Fotos: Rodrigo Índio

Transportes coletivos, táxis, mototáxis, viaturas, ambulâncias, serviços delivery também estão isentos da medida. Todos abordados nas ruas deverão ter uma justificativa plausível e comprová-la.

“Isso vai tirar 50% dos veículos de circulação. Pessoas que tiverem trabalhando serão liberadas. O que nós queremos com isso é aumentar nossa taxa de isolamento por esses dez dias que são decisivos. Estamos no pico da pandemia e precisamos diminuir o número de pessoas nas ruas que estão se contaminando muito”, disse Clécio Luís.

Quem desrespeitar o rodízio será penalizado seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê infração de tipo médio, com aplicação de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa no valor de R$ 130,16.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!