Por SELES NAFES
Chegaram na noite desta sexta-feira (29) em Macapá, trazidos num avião da Força Aérea Brasileira (FAB), 23 toneladas de equipamentos para tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. A solicitação foi feita pelo governo do Estado e pelo senador Lucas Barreto (PSD).
De acordo com a Secom, material já foi levado para o Hospital Universitário, que está sendo preparado para ser o maior centro de internação de pacientes com a covid-19, com mais de 80 leitos.
Atualmente, segundo o governo, quase 90% dos leitos nos hospitais e centros de covid estão ocupados.
“Há alguns dias solicitamos ao presidente da República e ao ministro da Saúde, apoio do Governo Federal ao Estado do Amapá nas ações de combate à pandemia do coronavírus. Na ocasião, encaminhei a solicitação feita pelo Sr. Governador do Estado, Waldez Góes. Hoje, tive a alegria de receber não somente a confirmação do Ministério da Saúde de que nosso pedido foi autorizado, mas que já se encontra a caminho do Amapá”, anunciou o parlamentar ontem em seu perfil no Facebook.
A FAB trouxe 10 respiradores de UTI, 92 monitores, 50 bombas de infusão, além de EPIs como protetores faciais, máscaras, toucas e macacões.
A remessa do Ministério da Saúde também trouxe todos os medicamentos solicitados pelo governo para tratamento clínico e intensivo.
“Estamos trabalhando incessantemente para minimizar os impactos dessa terrível doença que tem trazido tanto sofrimento à nossa população e ao mundo. Não descansaremos até que o Amapá esteja seguro e à salvo do perigo”.