Por SELES NAFES
O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) aceitou as correções feitas pela defesa e divulgou um novo acórdão aprovando as contas de campanha do ex-candidato ao governo do Estado pelo PSB, João Capiberibe.
As contas de 2018 tinham sido rejeitadas em dezembro do ano passado, e um acórdão chegou a ser publicado em janeiro deste ano considerando a prestação de contas desaprovada.
O Ministério Público Eleitoral apontou irregularidades como uma nota fiscal vencida e falta de comprovação de despesas com motoristas.
A defesa disse que apresentaria embargos e que pediria a aprovação das contas mesmo que fosse com ressalvas, como já tinha ocorrido com campanhas de outros candidatos.
Contudo, após a apresentação de novos documentos ao processo, a Seção de Análise de Contas Partidárias do TRE e o MPE deram pareceres favoráveis pela aprovação das contas de Capiberibe.
O relator do processo, o juiz eleitoral Jâmison Monteiro, ressaltou que o partido “retificou as irregularidades detectadas no parecer preliminar, cumprindo todos os requisitos previstos”.
Aos 73 anos, o ex-governador por dois mandatos e ex-senador quer voltar a comandar a cidade de Macapá e é o pré-candidato do PSB. Ele já ocupou o Palácio Laurindo Banha após ser eleito em 1988.