SVS nega alta de mortes após divulgação de consórcio de comunicação

O superintendente Dorinaldo Malafaia disse que resultados divulgados são de exames feitos há mais de 30 dias. Foto: Rodrigo Índio
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) negou, nesta quarta-feira (22), que as mortes por covid-19 estejam aumentando no Estado, conforme divulgou a TV Globo baseada em levantamento de consórcio de veículos de comunicação no dia anterior.

Um gráfico exibido em vários telejornais, ontem (21), mostrou o Amapá entre 9 estados que apresentaram alta do novo coronavírus nas últimas 24 horas. Nos levantamentos anteriores, o Estado vinha aparecendo entre os que tinham “situação estável”, com queda de casos.

Essa condição levou a prefeitura da capital a deflagrar um plano de flexibilização com abertura gradual de atividades econômicas, a última delas no fim da semana passada com a permissão de retorno dos shoppings.

Mortes por covid em alta em gráfico da TV Globo. Foto: Reprodução

Funcionário de shopping de Macapá mede temperatura de cliente. Foto: Max Renê/PMM

O último boletim epidemiológico do Amapá trouxe 18 novos óbitos em três municípios. Desse total, 10 ocorreram em maio, 5 em junho e 3 em julho.

No entanto, a maioria deles ocorreu há mais de um mês. 

“Ontem, por exemplo, não houve nenhuma morte”, comentou o superintendente Dorinaldo Malafaia.

“O consórcio (de comunicação) não levou em consideração uma nota que enviamos informando que esses óbitos que mudaram o resultado não refletem os últimos dias, mas sim o resultado de exames acumulados que estavam represados numa remessa de 3 mil exames. Esses óbitos têm mais de 30 dias”, explicou o superintendente, em tom tranquilizador.

No entanto, o governo do Amapá mantém o alerta para uma possível segunda onda de infecções, e renovou o decreto de quarentena com suspensão das aulas presenciais em todo o Estado.  

 

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!