Tal pai, tal filha: o exemplo de vida que virou profissão

História de filha que seguiu os passos do pai na Polícia Militar foi tema de homenagem da corporação
Compartilhamentos

Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA

A história do pai Antônio Assunção dos Santos Monteiro, de 62 anos, capitão da reserva da Polícia Militar do Amapá (PM-AP) e da sua filha Annie Lívia Costa Monteiro, de 31 anos, 1º Tenente da corporação, é exemplo de amor e referência neste Dia dos Pais. Tendo os dois, inclusive, sendo objeto de homenagem da PM a todos os pais.

Além do exemplo seguido ser motivo suficiente para a homenagem, duas fotos que mostram momentos distintos ganharam repercussão na homenagem da instituição de segurança pública. Primeiro da tenente Annie aos 3 anos de idade com o quepe de policial do pai e a segunda, 28 anos depois, tirada do mesmo ângulo com Annie já fardada e com pai sem farda, na aposentadoria, ao lado da filha.

História de pai e filha…

 

.. foi contada em homenagem da PM. Fotos: arquivo pessoal

A oficial contou que sempre quis ser militar, uma piloto da aeronáutica, mais especificamente. Mas quis o destino que a vida se desenrolasse de outra forma. Primeiro se tornou soldado da PM e depois passou no concurso para a carreira superior militar.

O pai afirma que nunca influenciou diretamente Annie a ser da PM ou militar, mas ambos reconhecem que, indiretamente, toda aquela rotina, as idas aos quartéis, cerimônias, as histórias e a farda, de alguma maneira sempre influenciaram o imaginário de uma criança que quis seguir os passos de um pai.

Homenagem partiu da filha, a tenente Annie

Sendo a única filha biológica, Annie tem outros irmãos, primos e primas irmãos que os pais acalentaram como filhos. O orgulho com a repercussão, especialmente por parte do discreto capitão, foi instantâneo.

“Eu tenho orgulho, claro, dela ter seguido a mesmo profissão que eu. A gente sente orgulho, uma instituição que é muito grande como a PM, você representar a instituição causa muito orgulho, pelo fato de não ser só a minha história, eu sei que não é só o nosso caso de pai e filho serem da PM, eu mesmo conheço vários que têm filhos na instituição e que nesse momento estão sendo representados por nós dois”, declarou Antônio dos Santos Monteiro.

Capitão da reserva Antônio Assunção dos Santos Monteiro. Orgulho da filha

Homenagem partiu da filha

A filha explicou que há dias pensava em fazer uma homenagem ao pai. A foto dela com o quepe, é dentre tantas a sua preferida da infância. A mãe localizou a fotografia e a PM, que trabalha no marketing da polícia, consultou a chefia que aprovou na hora a postagem.

Na hora de escrever o texto, a emoção chegou.

“Aí eu escrevei o texto, eu escrevi aquele texto e chorei muito escrevendo. É, como eu falei, muito fácil e muito difícil falar do meu pai, porque eu conheço ele, sei como ele é, eu sei tudo assim sobre a vida dele, mas ao mesmo tempo é difícil falar sem se emocionar. A gente lembra da história de vida e como ele sempre tentou passar certos valores para mim”, finalizou a tenente Annie.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!