Um homem investigado pela Polícia Civil suspeito de integrar e lavar dinheiro para uma facção criminosa do Amapá, foi preso neste sábado com uma arma de fogo e R$ 118 mil, quantia que a polícia afirma ser do tráfico de drogas.
A prisão ocorreu por volta de 4h, quando agentes da 1ª Delegacia de Polícia de Santana, a 17 km de Macapá, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, interceptaram um carro no posto policial do km-9 da BR-210, na zona norte de Macapá, por volta de 4h.
Os dois homens do carro transportavam R$ 118.770,00 (cento e dezoito mil, setecentos e setenta reais). Um revólver de calibre 38 municiado também foi encontrado no veículo. Os ocupantes não tiveram os nomes revelados pela Polícia Civil, mas um deles seria policial militar.
De acordo com o Delegado Felipe Vieira, o homem investigado e outro comparsa faziam a escolta do dinheiro.
“Em frente ao posto da PRF, conseguimos abordar e prender os dois indivíduos em flagrante, por porte ilegal de arma de fogo e munições. Esse é o novo foco da gestão da Polícia Civil, desarticular e descapitalizar as organizações criminosas, uma vez que além de prender o indivíduo, nosso alvo também é apreender o produto do crime, ou seja, do tráfico de drogas dessas organizações criminosas”, destacou o delegado.
Segundo ele, o dinheiro apreendido seria utilizado para comprar ouro no município de Calçoene na tentativa de dar uma aparência lícita ao dinheiro oriundo do tráfico de drogas – a chamada lavagem de dinheiro.
Após prestar depoimento e pagar fiança, os dois presos foram liberados. O dinheiro ainda está em poder da Polícia Civil.