Por OLHO DE BOTO
Três horas depois, bandidos que mantinham um refém na zona norte de Macapá se entregaram à Polícia Militar do Amapá no fim da noite de terça-feira (1º). A crise começou com um assalto frustrado pelo 2º Batalhão da PM com direito a troca de tiros numa casa na Avenida dos Abacates, no Bairro Morada das Palmeiras.
De acordo com o tenente César Santos, oficial de área, o bando formado por quatro criminosos armados tentava fugir com objetos roubados depois de ter invadido uma casa e rendido os moradores. A polícia foi avisada por vizinhos e chegou em tempo de evitar a fuga.
No entanto, na chegada da PM, os bandidos abriram fogo em direção aos policiais. Houve revide. Os bandidos retornaram para dentro da casa onde estava um casal.
A mulher se escondeu debaixo de uma cama e foi resgatada pela polícia.
“Ela estava embaixo da cama e não conseguia se mexer porque estava em estado de choque. A equipe teve que carregá-la para tirar ela daquela casa porque poderia haver nova troca de tiros”, explicou o oficial.
Mas o marido, contudo, não teve a mesma sorte. Ele foi mantido refém por três horas. Os bandidos chegaram a fazer três lives mostrando armas apontadas para ele. Os vídeos foram compartilhados em grupos de WhatsApp.
Nas transmissões, os criminosos demonstravam medo de um possível confronto dentro ou fora da casa envolvendo a PM, e pediam a presença da imprensa e familiares.
Já por volta de 23h, o bando, sem saída, resolveu se entregar ao Bope. Eles foram identificados como:
Luiz Alberto Costa da Silva, 20 anos
Wesllen da Conceição Balieiro, 21
José Ribamar Lima Santos Júnior, 22
Lucivaldo Macedo Vieira, 31anos
Três deles respondem a crimes de tráfico de drogas, roubo e outros crimes.