CEA anuncia retorno dos cortes

Para 23 mil consumidores baixa renda no Amapá o corte está suspenso até dezembro, mas para as demais classes, a medida retorna em 1° de outubro.
Compartilhamentos

Após 5 meses de suspensão no corte de energia elétrica, em razão da pandemia de coronavírus, a fatura vai chegar de uma só vez para quem não pagou as contas, que estavam sendo aferidas pela média histórica do consumo de cada residência.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) anunciou para 1º de outubro o retorno do corte no fornecimento de energia para inadimplentes. Segundo a instituição, a leitura nos medidores de consumo foi retomada desde o início de setembro. A notificação de corte já está sendo feita para quem já retornou a entrega das faturas.

Consumidores de baixa renda – que no Amapá são 23 mil cadastrados – ainda não entraram na retomada do corte. Para eles, a medida está suspensa até dezembro, conforme Resolução 891/2020 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) – mas isto não significa que a conta não irá chegar.

A leitura nos medidores de consumo foi retomada desde o início de setembro. Foto: Arquivo/SN

Para os consumidores cadastrados no Programa Tarifa Social de Energia, o Governo do Amapá concedeu isenção do pagamento da fatura de energia no período de abril a junho, mas os outros meses continuam em aberto para quem não pagou.

Segundo a CEA, a Aneel autorizou as empresas de energia a retomar com o corte em agosto, mas a companhia decidiu adiar por mais 60 dias para garantir o consumidor a oportunidade de regularização.

Parcelamento

No último dia 10 de setembro, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Macapá (Prodecon) expediu a Recomendação Nº 0000005/202, para que orienta a CEA a facilitar o parcelamento de pagamentos pendentes, sobretudo no período da pandemia. Se respeitada a recomendação, as contas poderão ser pagas em até oito vezes.

Serviço

A CEA está fazendo o atendimento presencial nas agências do Super Fácil, através de agendamento. Nas agências da companhia em Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Porto Grande e Oiapoque o atendimento é agendado via Call Center, pelo número 116.

A CEA também dispõe de um canal no Whatsapp para negociação. O número é (96) 98802-1014.

Foto de capa: Ascom/CEA

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!