Por RODRIGO ÍNDIO
Na noite de segunda-feira (2) o porto do Igarapé da Fortaleza, entre os municípios de Macapá e Santana, foi palco de mais uma tragédia que gerou cenas de desespero, mas também atos de solidariedade. Não é o primeiro incêndio naquela área.
Desta vez, o fogo atingiu uma região comercial onde havia empreendimentos de produtos inflamáveis, como fogos de artifício, que ganharam o céu durante o incêndio.
De acordo com testemunhas, tudo teria começado no anoitecer, por volta de 18h30. Logo diversos vídeos começaram a circular pelas redes sociais. Nas imagens é possível ver as chamas altas e explosões dos fogos de artifício, o que assustou os moradores da região e quem passava pelas proximidades.
Até embarcações buscavam sair do entorno já que as explosões arremessavam estilhaços e restos de fogos de artifício dentro de um raio considerável rio adentro.
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), populares relataram que o incêndio teria iniciado numa padaria e depois foi atingindo outros estabelecimentos. Pelo menos 6 empreendimentos foram atingidos pelas chamas.
Os fogos de artifício provavelmente estavam no depósito de uma loja de bebidas, detalharam os militares. Cerca de 20 bombeiros que integram equipes do 4º e do 5º Grupamento de Bombeiro Militar atuaram na ação e, depois de muito trabalho, controlaram o incêndio. Felizmente, ninguém ficou ferido.
Com o fogo controlado, a população se uniu para ajudar os comerciantes a retirarem o que restou dentro dos estabelecimentos. Nesta terça-feira (3), a área atingida deve passar por perícia para saber as causas do incêndio.