Após investigação em cooperação com um núcleo da Interpol em Roma, na Itália, a Polícia Federal identificou usuários de internet do Amapá que armazenavam e compartilhavam pornografia infantil em grupos transnacionais de aplicativos de mensagens.
Na manhã desta quinta-feira (10), agentes federais cumpriram quatro mandados de busca e apreensão em Macapá, nos bairros Jardim Marco Zero, Congós, Jesus de Nazaré e Marabaixo IV.
As ações foram chamadas de Operações Ibejis e Coliseu, que visam combater a produção, armazenamento e compartilhamento na internet de imagens e vídeos de exploração sexual de crianças e adolescentes no Amapá. Os policiais apreenderam equipamentos eletrônicos e drives, que serão periciados.
Durante as buscas, foi preso em flagrante um homem de 42 anos, por posse ilegal de arma de fogo e munição. Ele foi conduzido à sede da PF em Macapá e ficará à disposição da Justiça.
Se condenados, os investigados poderão cumprir pena de até 10 anos de reclusão. As investigações são lideradas pela Divisão de Repressão a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.