Governadores de 16 estados condenam fakes e incentivo a motins policiais

Manifestação ocorreu depois que deputada bolsonarista relacionou ataque de fúria de policial a restrições pró-isolamento. Foto: Alberto Maraux
Compartilhamentos

Por SELES NAFES

Governadores de 16 estados assinaram uma carta aberta à sociedade condenando a propagação de fake news e a incitação a motins policiais. O documento foi divulgado depois que a presidente da CCJ na Câmara, deputada Bia Kicis (PSL-DF), relacionou o ataque de fúria de um policial da Bahia às restrições econômicas que incentivam o isolamento social nos estados.

A parlamentar postou comentário em suas redes sociais afirmando que o policial que atirou contra outros colegas, em Salvador, no último fim de semana, fez isso porque não aguentava mais prender pessoas impedidas de trabalhar em meio às restrições, e ainda fez uma espécie de convocação: ‘chega de obedecer ordem ilegal’.

Depois que a postagem foi amplamente interpretada como um incentivo a motins policiais, a parlamentar apagou o texto.

O fato é mencionado indiretamente na carta dos governadores, entre eles Waldez Góes (PDT), como mais uma tentativa de criar uma instabilidade política no país. Os governadores afirmam que têm sido agredidos todos os dias com ameaças geradas por informações falsas.

A carta lembra o momento grave do país, por conta das mortes causadas pela pandemia, e o esforço de funcionários da saúde pública e privada para salvar vidas.

“Enquanto isso, alguns agentes políticos espalham mentiras sobre dinheiro jamais repassado aos estados, fomentam tentativas de cassação de mandatos, tentam manipular policiais contra a ordem democrática, entre outros atos absurdos. Registramos especialmente o nosso protesto quando são autoridades federais, inclusive do Congresso Nacional, que violam os princípios da lealdade federativa”, diz os governadores na carta.

Os gestores continuam a manifestação conclamando os chefes dos Poderes, incluindo o presidente Bolsonaro, a adotar providência que coíbam os atos.

“Os Estados e todos os agentes públicos precisam de paz para prosseguir com o seu trabalho, salvando vidas e empregos. Estimular motins policiais, divulgar Fake News, agredir Governadores e adversários políticos, são procedimentos repugnantes, que não podem prosperar em um país livre e democrático”.

A carta é assinada por governadores:

Rui Costa (Bahia)

Flávio Dino (Maranhão)

Helder Barbalho (Pará)

Paulo Câmara (Pernambuco)

João Doria (São Paulo)

Ronaldo Caiado (Goiás)

Mauro Mendes (Mato Grosso)

Eduardo Leite (Rio Grande do Sul)

Camilo Santana (Ceará)

João Azevedo (Paraíba)

Renato Casagrande (Espírito Santo)

Wellington Dias (Piauí)

Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte)

Belivaldo Chagas (Sergipe)

Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul)

Waldez Góes (Amapá)

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!