SVS reforça estratégia após Fiocruz alertar sobre possível 3ª onda

Em reunião online, a superintendência realinhou ações com os municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão.
Compartilhamentos

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reuniu com os representantes das vigilâncias municipais e secretarias de saúde das prefeituras de Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Mazagão na sexta-feira (28) para realinhar a estratégia de combate à covid-19.

O alerta foi ativado após a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitir um comunicado na quinta-feira (27) sobre um possível aumento de casos da doença

Outra preocupação dos técnicos é a intensificação de medidas de prevenção para a circulação de novas cepas, como a indiana no território amapaense. Ações estratégicas como barreiras sanitárias em portos e aeroportos, além da fiscalização, foram discutidas.

Atualmente a SVS mantém triagem e monitoramento constante tanto no aeroporto, em Macapá, quanto no porto hidroviário, em Santana.

As ações serão desenvolvidas em conjunto entre Estado e Municípios, regulamentadas por termo de cooperação, também está prevista a aplicação de multa pelas prefeituras, mediante descumprimento das determinações do decreto. 

Além disso, o Laboratório Central continua enviando amostras para o laboratório referência, o Instituto Evandro Chagas (IEC), que faz sequenciamento genético para verificação de possíveis novas cepas em amostras coletadas no Amapá.

Sobre a atual conjuntura da pandemia, a médica doutora em doenças infecciosas e parasitárias, Margaret Gomes, explica que o Amapá tem indicadores de estabilidade, como a média de casos positivados por semana, entretanto, outros números preocupam, como o agravamento dos casos em curto período de tempo e o aumento de atendimento nas UBS da capital.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!