Por MARCO ANTÔNIO P. COSTA
O produto mais querido da mesa dos amapaenses, o açaí, agora tem uma nova denúncia de adulteração. O açaí engrossado com tapioca foi encontrado na em uma batedeira na zona norte de Macapá com o sugestivo nome de “Vitaminosa Milagre de Jesus”.
O vídeo do momento do flagrante viralizou nas redes sociais.
“É sacanagem, ‘meu’, mistura droga, mistura cachaça, mas não mistura o açaí do brasileiro, do amapaense.
Vitaminosa milagre de Jesus, é a desgraça, na verdade. É por isso que rende esse açaí”, narra o homem que gravou o vídeo, de autoria não conhecida.
Fiscalização
Por conta da denúncia que rapidamente se espalhou, fiscais do Procon e da Vigilância Sanitária do município de Macapá foram até a Alameda Abil, no bairro Brasil Novo, e encontraram a proprietária que confessou a prática.
“O Procon recebeu o vídeo que circula nas redes sociais e após ter analisado com detalhes, foi até o estabelecimento lá no bairro Brasil Novo para fiscalizar. Ao chegar lá, a senhora [proprietária] estava bastante alterada e ela disse que coloca sim a goma de tapioca dentro de onde é processado o açaí e não só ela como outros estabelecimentos fazem a mesma coisa, afirmou ela”, declarou o chefe de fiscalização do Procon, José Nascimento.
Estabelecimento aberto
Na fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (10), o Procon notificou a Vitaminosa Milagre de Jesus que, no entanto, não foi fechada. O Procon explicou ao Portal SelesNafes.com que coletou amostras e somente após o resultado das análises – mesmo com a contundência do vídeo e com a confissão da proprietária – é que irá autuar o estabelecimento.
Outras seis batedeiras do Brasil Novo também tiveram amostras coletadas e o Procon está, igualmente, aguardando o resultado das análises, e caso alguma adulteração seja comprovada, também haverá autuação.
O Portal SelesNafes.com não conseguiu contato com a proprietária do estabelecimento.