Não apenas as bombas; os suplementos alimentares também podem fazer mal

Compartilhamentos

Janeiro é o período do ano em que as pessoas que abusaram nas festas de fim de ano mais procuram academias. O objetivo é perder os quilinhos a mais e malhar o corpo para o carnaval. Muitos recorrem ao uso de suplementos nutricionais, mas é necessário ter cuidado. O risco de quem faz o uso desses produtos por conta própria pode trazer doenças cardiovasculares e alterações no metabolismo.

Marly Rafaela

Marly Rafaela

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta para o uso de suplementos e recomenda o acompanhamento de um profissional, já que há no mercado ingredientes em suplementos que não são seguros para o consumo. Os suplementos alimentares são usados para compensar a falta de vitaminas e carboidratos em uma dieta. “O ideal é que o iniciante em exercícios físicos não use suplementos. Esses complementos são indicados para atletas e pessoas que malham há mais de dois anos regularmente”, afirma a personal trainer, Marly Rafaela.

Carla Façanha

Carla Façanha

A estudante Carla Façanha diz que prefere não se ariscar. “Eu não uso porque tenho medo de engordar. Conheço pessoas que usaram e tem problemas cardiovasculares”, explica ela.

suplementos 2

No mercado amapaense existem mais de dois mil suplementos feitos à base de aminoácidos, proteínas, carboidratos, creatina, termogênicos, maltodextrina, albumina e outros que só podem ser usados sob orientação médica. “Muitos praticantes de atividades físicas costumam consumir suplementos de forma indiscriminada, em quantidade superior à necessária ao seu gasto calórico e tipo físico”, explica a nutricionista Bianca Patrícia.

Augusto Monteiro

Augusto Monteiro

A procura pelos complementos é feita principalmente por homens. Entretanto, há um aumento entre as mulheres acima de 20 anos. “Eles compram principalmente o suplemento de massa magra, é aquele de proteínas que tonifica a musculatura. As mulheres procuram mais os produtos para perda de caloria, justamente para tirar aqueles quilinhos a mais do abdômen”, relata o vendedor Augusto Monteiro.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!