Operação mira em policiais, delegado e advogados suspeitos de ‘trabalharem’ para o crime organizado

Ação é da PF e do Ministério Público do Amapá, que investigam diversos esquemas ilícitos no Iapen. Mais de 80 policiais de várias forças de segurança pública participam da operação.
Compartilhamentos

Polícia Federal e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amapá lideraram, nesta quarta-feira (14), uma operação que teve como alvo advogados, policiais penais, um delegado civil e outros servidores públicos, todos investigados por trabalharem para o crime organizado.

Segundo as autoridades, juntamente com criminosos de uma facção que age dentro e fora do sistema carcerário amapaense, eles formavam uma organização altamente estruturada, que coordenava ações para o tráfico de drogas, associação para o tráfico, falsidade ideológica, prevaricação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Nesta quarta-feira (14), mais de 80 agentes policiais da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), do BOPE, da Força Tática e Polícia Rodoviária Federal, cumpriram 22 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e escritórios de advocacia, em Macapá, nos Bairros Pacoval, Central, Cidade Nova, Jardim Equatorial, Novo Buritizal, Perpétuo Socorro, Trem, Cabralzinho e Fazendinha.

Também cumpriram outras 6 ordens judiciais de busca no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), 4 em celas de internos e 2 em salas de servidores do instituto.

Mandados foram cumpridos dentro do Iapen. Fotos: Ascom/PF

Forças policiais de diversas instituições participam da operação

Houve também o cumprimento de oito mandados de prisão preventiva e um de prisão domiciliar contra servidores públicos, advogados e presos do regime fechado, além do bloqueio de valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras de vinte e um investigados.

A operação desta manhã é decorrente da prisão de Letícia Kenya Staut Ferreira, nutricionista de empresa terceirizada que fornecia alimentação para ao Iapen e foi flagrada, facilitando a entrada de drogas, armas e munições na penitenciária, em 4 de fevereiro deste ano.

Após a prisão dela, a PF e o Gaeco identificaram indícios de diversos tipos de fraudes e crimes perpetrados no interior do presídio, dentre os quais, esquema para: fornecimento de alimentação diferenciada para alguns internos, mediante remuneração; entrada de celulares e drogas; fornecimento de atestado médico falso para concessão de prisão domiciliar ilegal; e irregularidades no uso de tornozeleira eletrônica.

Armas, drogas, munições…

… e muitos dinheiro…

… em espécie foram apreendidos

Segundo as investigações, essas fraudes ocorriam com a participação de servidores da segurança pública, advogados, presos e policiais penais do Iapen.

O núcleo de autoridades que comanda a ação policial não informou quantidades, mas foram apreendidas armas, munições, drogas e dinheiro em espécie.

A ação policial desta quarta-feira (14) foi batizada de Operação Queda da Bastilha – uma referência à antiga prisão francesa do século XVIII, que foi tomada do governo durante crise econômica e política.

Delegado

A Polícia Civil confirmou que o delegado Sidney Leite, famoso no Amapá por suas ações contra o tráfico, à frente da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), foi um dos alvos da operação. Ele está licenciado das suas funções para concorrer ao cargo de deputado estadual pelo PTB.

Seles Nafes
Compartilhamentos
Insira suas palavras de pesquisa e pressione Enter.
error: Conteúdo Protegido!!