Além da retirada das famílias atingidas pela enchente em Ferreira Gomes, a Defesa Civil também está realizando ações para garantir o fornecimento de água potável aos moradores do município. As reservas naturais da água foram contaminadas pela invasão do rio Araguari. O número de famílias atingidas ainda não foi divulgado pela Defesa Civil.
Existe também a preocupação com o município de Cutias, que também é banhado pelo rio Araguari. Segundo a Defesa Civil, seis militares foram deslocados para a região para fazer uma análise da situação. Por enquanto, a situação é tranquila no município, de acordo com informações repassadas pela Prefeitura à Defesa Civil.
O governador Waldez Góes (PDT) já chegou à Ferreira Gomes para coordenar as ações conjuntas entre o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, Polícia Militar, Secretaria de Inclusão e Mobilização Social e a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa).
“O levantamento ainda não apontam o número de famílias afetadas, mas existe a necessidade de carros pipas que possam garantir a distribuição de água potável, já que as fontes naturais em momento de enchentes se contaminam”, enfatizou o diretor de comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente Roberto Nery.
A força tarefa do governo ainda discute como poderá abrigar tantas famílias.