Por IAGO FONSECA
Começou no fim da madrugada desta terça-feira (3) a greve – previamente anunciada – dos trabalhadores da empresa Sião Thur, que opera a linha intermunicipal entre Macapá e Santana.
Os colaboradores reivindicam quatro meses de salário e pagamento de férias atrasadas há seis meses, além de depósitos de FGTS. A empresa é líder em ações trabalhistas no estado.
Segundo o Sindicato dos Rodoviários (Sincottrap), até o início da manhã 40% dos veículos estão parados na garagem, em Santana. Isso equivale a cerca de 10 ônibus fora de circulação na linha intermunicipal.
“A intenção é estender para a tarde e aumentar a adesão da greve até parar 70% antes do início da Expofeira”, afirmou o vice-presidente do Sincotrap, Max Delis.
O sindicato realizou reunião com os trabalhadores na semana passada, dia 25, para definir a situação salarial após as intervenções realizadas pela Prefeitura de Macapá nas empresas estabelecidas na capital.
Os colaboradores deram prazo até 30 de setembro para a empresa regularizar os pagamentos atrasados, o que não ocorreu.
A greve inicia no dia em que a 52ª Expofeira recebe a o show da aparelhagem paraense ‘Carabao – O Furioso’, onde é esperado um público de, aproximadamente, 200 mil pessoas, entre elas, moradores de Santana, município a apenas 3 km do Parque de Exposições da Fazendinha.