Por JONHWENE SILVA, de Santana
A suposta queima de entulhos pode ter sido a causa de incêndio que por pouco não alcançou uma casa na área rural do município de Santana, a 17 km de Macapá, na noite desta quinta-feira (16). A fumaça também deixou a rodovia de acesso ao município de Mazagão com baixa visibilidade.
A confirmação do sinistro chegou ao Corpo de Bombeiros por volta das 19 horas. Foram necessários dois caminhões tanque e uma viatura de pronto socorro, além de nove militares na ação de combate às chamas, que se aproximavam rapidamente de uma residência em madeira, a 400 metros do foco do incêndio. Os militares conseguiram controlar o fogo a tempo.
“Havia o risco do atingir essa casa. A dificuldade foi que o vento estava forte e isso nos deu um pouco mais de trabalho, mas com a atuação rápida conseguimos evitar o pior”, informou o major Leandro Tomaz, comandante do Corpo de Bombeiros em Santana.
Durante o incêndio, vários condutores utilizaram as redes sociais para relatar a dificuldade em dirigir na rodovia AP-010, principal via de ligação da região metropolitana.
“Atenção quem passa pela estrada próxima do Anauerapucu, muita fumaça de um incêndio na mata. Cuidado e redobrem a atenção”, relatou um internauta.
Em um vídeo que circulou nas redes sociais, é possível ver que as chamas chegam a invadir a pista quando o vento fica mais intenso. Elas também alcançaram mais de seis metros de altura e colocaram em risco a linha de distribuição elétrica.
Segundo o major, passava de meia-noite quando os militares conseguiram debelar as chamas.
“Estamos tendo muitas ocorrências de queima em mata. A gente orienta a população a evitar a tocar fogo em entulho nesse período de estiagem, quando o mato tá mais seco. As chances do fogo se perderem são muito grandes”, alertou.