Da REDAÇÃO
Mais de 15 milhões foram tirados do crime organizado e recuperados de esquemas de corrupção no Amapá, nas operações da Polícia Federal em 2023, segundo balanço anual divulgado nesta terça-feira (26).
De acordo com o relatório, nas 70 operações deflagradas em solo amapaense. Nelas, as prisões totalizaram 59 preventivas, 2 temporárias e 64 em flagrante. Além disso, 314 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, impactando diretamente nas investigações e desarticulação de organizações criminosas.
Essas ações englobaram também a atuação da FICCO – Força Integrada de Combate ao Crime Organizado, incluindo, ainda, apreensão de 83 kg de entorpecentes como maconha, cocaína e drogas sintéticas.
O grande destaque é o valor de bens e valores apreendidos e bloqueados judicialmente, que totalizou R$ 15.272.662,50. Para a PF, o montante representa não apenas um golpe financeiro contra o crime organizado, mas também uma medida que visa privar os criminosos dos recursos obtidos ilicitamente.
Destaque para ações contra desvio de recursos públicos como as operações Hipertrofia, Luz para Poucos, Renovatio, Aluguel Fantasma e Crateras.
Além disso, a polícia foi incisiva no combate à pornografia infantil, com 11 operações.