Por IAGO FONSECA
Motociclistas foram gravados enquanto faziam retorno em uma passarela de pedestres elevada na BR-210, entre os bairros Brasil Novo e Morada das Palmeiras, na zona norte de Macapá. Os vídeos curtos gravados foram divulgados em grupos de mensagens na Internet na última quarta-feira (24), como crítica aos condutores. Assista.
A prática imprudente é considerada infração gravíssima, segundo a Polícia Rodoviária Federal. O Código de Trânsito Brasileiro prevê penalidade de três vezes o valor da multa, que atualmente pode chegar a R$ 880,41.
Entretanto, os condutores frequentemente se arriscam, por vezes com crianças, para evitar os dois radares na estrada ou o próximo retorno em frente ao Habitacional Macapaba, distante 3,9 km da passarela.
“Quer ver quando tem blitz ali, tu vê um atrás do outro. É mais pela tarde e a noite, já virou rotina”, afirmou o proprietário de uma borracharia em frente do local.
A PRF informou ao Portal SelesNafes.com que quem é flagrado durante a infração responde pelo artigo 193 do Código de Trânsito. A legislação não se limita a passarelas e também pode ser aplicada quando veículos trafegam em calçadas, ciclovias, ciclofaixas, canteiros centrais, acostamentos, gramados e jardins públicos.
“Quando a gente pega fazemos multa e recolhemos se estiver com o licenciamento atrasado ou alguma restrição. Procuramos combater essa prática”, reforça o porta-voz da PRF, Jean Pantoja.